Notícias da Manhã (19/07/2017)
“O que se vê é um caos em relação à saúde”, diz secretário do Conselho Federal de Medicina
Fonte:Rádio Jovem Pan
O ministro da saúde, Ricardo Barros, deu, no último dia 13 de julho, uma declaração polêmica que revoltou os profissionais da medicina de todo o País: “vamos parar de fingir que pagamos médico, e o médico vai parar de fingir que trabalha”, disse. Nesta quarta-feira (19), o Conselho Federal de Medicina indicou que um em cada quatro postos de saúde apresenta mais de 50 problemas de estrutura, dado que reforça a revolta da classe.
Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o primeiro secretário do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hermann von Tiesenhausen, disse que não é necessário ser um gestor ou administrador para ver a situação caótica da saúde pública no Brasil.
“O que se vê de norte a sul do país é um caos em relação à saúde. (…) É só chegar na porta de uma UPA ou com algum paciente no posto de saúde que não se consegue fazer o mínimo atendimento. É um paciente que tem um câncer, que precisa operar, e quando ele arruma uma vaga pra operar, esse câncer já se espalhou pelo corpo todo”, afirmou o secretário.
“Ou seja, não tem assistência básica, os postos de saúde não funcionam e as unidades de urgência chamadas UPAs e Pronto-Socorro estão superlotadas com pacientes transformando cadeiras em macas e colchões no chão abarrotando corredores. São crianças que não são atendidas e morrem nas filas aguardando vagas em UTI. E que transformam cadeiras em berços”, completou Hermann.
O secretário disse que a situação caótica na saúde pública se estende a todos os estados do País, com a falta de recursos e gestão.
Morador de rua é encontrado morto no início da onda de frio em SP
Fonte:Rádio Jovem Pan e Estadão Conteúdo
Um homem de cerca de 45 anos, não identificado, foi encontrado morto no final da tarde desta terça-feira, 19, no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Por volta das 16h30, a Polícia Militar recebeu, através do telefone 190, a informação de que um corpo estava desde o início do dia sobre a calçada do cruzamento entre a Rua Teodoro Sampaio e a Avenida Doutor Arnaldo.
Ele não apresentava sinais de violência, o que indica que pode ter sido vítima do frio que atinge a cidade desde a madrugada de terça. A perícia da Polícia Civil foi acionada, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Não há confirmação da causa da morte.
Esta é a segunda suspeita de morte de morador de rua causada pelo frio na capital paulista em 2017, segundo os registros policiais. No dia 10 de junho, um homem em torno de 50 anos foi encontrado morto, com sinais de hipotermia, na região do Belém, na zona leste. Em 2016, houve registro de ao menos cinco casos, segundo a Pastoral do Povo da Rua.
No final da madrugada desta quarta-feira, 19, a temperatura média na capital é ainda mais baixa do que na terça, de 9ºC. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a mínima pode cair para 7ºC e a máxima é de 14º durante o dia em São Paulo. Na terça, no início da onda de frio, a temperatura caiu 17ºC em 24 horas.
Governo de SP reabre programas de parcelamento para impostos atrasados
Fonte:Rádio Jovem Pan e Estadão Conteúdo
O governo do Estado de São Paulo reabriu dois programas de parcelamento de impostos para contribuintes inadimplentes, o Programa Especial de Parcelamento (PEP) para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Programa de Parcelamento de Débitos (PPD), para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCMD).
Os decretos foram assinados nesta quarta-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), para quem a medida deve beneficiar os contribuintes e também as finanças do Estado e dos municípios. A expectativa é que os programas resultem numa arrecadação total de cerca de R$ 2 bilhões e possam atingir até 1,711 milhão de contribuintes no caso do PPD e 282 mil no caso do ICMS.
Os contribuintes pessoa física ou jurídica que quiserem aderir aos programas, que oferecem descontos de até 60% do valor dos juros e até 75% do valor das multas, devem se inscrever no período entre quinta-feira, 20, e 15 de agosto no site da Fazenda paulista. As dívidas passíveis de entrar nos programas são aquelas referentes a até 31 de dezembro de 2016.
Suspensão de ações do MPF contra a Samarco vai até 30 de outubro, diz Vale
Fonte:Estadão Conteúdo
A Vale divulgou um documento ao mercado nesta quarta-feira (19) para prestar esclarecimentos sobre a situação da Samarco. A ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Samarco foi suspensa no dia anterior, segundo a Vale.
Parceira da australiana BHP Billiton na mineradora, a Vale destacou que a suspensão em geral das ações relativas ao acidente da Samarco determinada pelo juízo da 12ª Vara Federal Cível/Agrária de MG é até o dia 30 de outubro.
O objetivo seria possibilitar a negociação de um acordo final, conforme o Termo de Ajustamento Preliminar (TAP) entre Samarco, suas acionistas e o Ministério Público Federal, de outro.
Segundo a mineradora, a suspensão anunciada pelo juízo por prazo indeterminado visa avaliar questões específicas da ação movida pelo MP e não afeta o prazo de 30 de outubro.
A empresa divulgou na terça-feira (18) a suspensão da ação movida pelo MPF relativa ao rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco. Segundo a companhia, a decisão da Justiça sobre a negociação de um acordo entre os acionistas da Samarco, de um lado, e o MPF, a União e os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, de outro, continua válida. Conforme a Vale, as tratativas continuam para chegar a uma solução final.
No final de 2015, o rompimento da Barragem do Fundão, localizado em Minas Gerais, causou aquela que é considerada a maior tragédia ambiental do País. Os dejetos contidos na barragem atingiram a foz do Rio Doce, a costa do Espírito Santo e chegou até a afetar o litoral sul da Bahia.
Comentários
Postar um comentário